terça-feira, 13 de setembro de 2016

As reações exuberantes às picadas de insetos nas crianças: o prurigo estrófulo


Nos primeiros anos de vida muitas crianças reagem de forma excessiva às picadas dos insetos, sobretudo pulgas, melgas e mosquitos. Nos locais das picadas formam-se pequenos nódulos na pele (“borbulhas”), com ou sem líquido no seu interior, que provocam muito prurido. É uma alergia cutânea que se manifesta tipicamente nos meses quentes, em especial nos períodos de férias passados em ambiente rural ou campestre.
Cada lesão dura até 10 dias, mas as crises podem durar semanas e a doença vários anos. Apenas o reconhecimento dos cenários da exposição aos insetos poderá prevenir novas crises.

O que é o prurigo estrófulo?

É a reação alérgica às picadas de insetos, mais propriamente à sua saliva, sobretudo de pulgas (cães, gatos, aves de capoeira ou de gaiola), melgas e mosquitos.
Em regra são falsas as relações que são feitas com alguns alimentos e com “os maus ares do campo”. Na literatura inglesa é conhecido por papular urticaria.

Afeta todas as crianças?

Não. São muito mais propensas as crianças atópicas (eczema atópico e/ou asma e/ou rinite alérgica) e/ou as com familiares do primeiro grau que têm ou tiveram alguma destas doenças alérgicas.

Quais as idades mais vezes afetadas?

Os primeiros anos de vida, a partir da aquisição da autonomia na marcha e a consequente exploração do meio ambiente, sobretudo entre 18 meses e os 7 anos de idade.
É muito mais frequente em ambientes rurais ou campestres, sobretudo nos meses quentes. Porquê?
Por quatro razões: mais insetos, mais animais hospedeiros de pulgas, mais tempo ao ar livre, maior área de pele exposta ao ambiente. É uma doença típica dos períodos de férias.

Quais são os insetos mais vezes implicados?

As pulgas (dos gatos, cães e aves), as melgas e os mosquitos.
Uma pulga fêmea dura em média 6 semanas e nesse período põe mais de 2.000 ovos. Conhecer as 4 fases do ciclo de vida da pulga ajudará a compreender o porquê de ser o inseto mais vezes responsável por esta alergia (consultar 'As pulgas e as “borbulhas” nas crianças').

Como se manifesta e em que partes do corpo?

Manifesta-se por pequenos nódulos na pele (“borbulhas”) com ou sem líquido no seu interior, que provocam muito prurido (“comichão”). Surgem sobretudo nas zonas do corpo mais expostas ao meio ambiente: os membros inferiores e superiores (Figura 1 e 2), o pescoço e a zona inferior das costas (Figura 3).
Os elásticos das fraldas e das cuecas geralmente impedem que os insetos atinjam essa zona coberta do corpo. A grande sensibilidade da pele da face e da fronte, com o consequente afastamento dos insetos pelas mãos, justifica que só as picadas provocadas durante o sono ou em idades muito jovens surjam na cabeça.

Existe um intervalo entre as picadas e o aparecimento das lesões?

Sim, de 3 a 8 horas. É comum a criança ter sido picada antes de se deitar, com as lesões surgirem a meio da noite, mas só serem notadas ao acordar. Daí a importância do reconhecimento dos cenários da exposição vividos pela criança nas últimas horas antes de se deitar.

O que são cenários da exposição aos insetos? Exemplos?

Cenários são os contextos que criam as condições à ocorrência de picadas por insetos. Exemplos: períodos de brincadeira ou visitas a pátios, capoeiras ou gaiolas; visita a ninhadas de animais bebés; novo animal em casa; campismo, etc. (Figura 4).
Por vezes não é a criança que visita o pátio, a capoeira, etc. mas sim um familiar que, de imediato, pega a criança ao colo. Como os adultos, em regra, não reagem às picadas (ficaram tolerantes), não se apercebem que transportam, na própria roupa, dezenas de minúsculas pulgas.

Quanto tempo duram as “borbulhas”?

Cada lesão dura até 10 dias, mas as crises podem durar semanas se as picadas forem recorrentes e com poucos dias de intervalo.

Qual é o tratamento das “borbulhas”?

Apenas está indicado o alívio do prurido (“comichão”) com anti-histamínicos orais e, por vezes, com corticóides em creme ou em pomada. Os anti-histamínicos em creme ou em pomada estão desaconselhados, embora sejam dos fármacos mais (mal) usados.

Como se podem prevenir estas crises?

Apenas pelo reconhecimento dos cenários em que a criança foi picada e, consequentemente, pelo evitar dos mesmos. Ou cobrir, de algum modo, as áreas do corpo exposta ao meio ambiente, com ajuda de elásticos ou outros meios de contenção.

Em que idade desaparece o prurigo estrófulo?

Em regra antes dos 10 anos de idade. As picadas sucessivas pelos insetos mais comuns, levam a desenvolver imunidade e a criar-se tolerância à sua saliva.
Mas poderão ocorrer crises recorrentes, durante décadas, no caso de exposições esporádicas: insetos menos comuns; ocasionais períodos de férias em ambiente rural ou campestre.





Figura 1: Nódulos (com algumas vesículas) muito pruriginosos em superfícies não cobertas pela roupa.
Figura 2: Bolhas (lesões líquidas com diâmetro superior a 5 mm) dispersas, todas na mesma fase de evolução das lesões (o que as distingue das da varicela); neste caso concreto, as lesões foram desnecessariamente pintadas com eosina.
Figura 3: Pápulas, com um ponto central, nas costas (onde a roupa levanta)
Figura 4: Nódulos resultantes das picadas noturnas, por melgas, num campismo; exclusivamente na área exposta por um pijama com gola pouco apertada.



1 comentário:

  1. Iron Man 4-3 – Titanium Wok | TITanium Arts
    Iron Man 4-3 – Titanium Wok. This is titanium phone case the Iron titanium wheels Man style version of the Iron Man ford fusion hybrid titanium series that titanium nipple bars is inspired by titanium linear compensator the arcade side-scrolling beat-'em-up

    ResponderEliminar